Skip Navigation

20 perguntas e respostas sobre a COVID-19

Este tem sido um período estressante para muitas pessoas, mas a nova vacina é uma etapa animadora em nossa luta contra a COVID-19, simbolizando a volta para uma vida mais normal. É natural que as pessoas tenham dúvidas quanto a qualquer novo medicamento ou tratamento. Na era das redes sociais, informações falsas podem se disseminar rapidamente. Aqui estão alguns fatos informados pelos médicos especialistas em doenças infecciosas do Tufts Medical Center.

  1. Como as vacinas atuais contra a COVID-19 funcionam?

    O ingrediente ativo na vacina possui instruções para que suas células consigam produzir um pedaço da “proteína spike” que específica do vírus que causa a COVID-19. A “proteína spike” faz com que seu sistema imunológico “pense” que seu corpo está com a doença, mesmo que não esteja. Isso faz com que o sistema imunológico produza anticorpos e proteja você do vírus real em casos de exposição.

  2. Eu preciso receber as duas doses da vacina para que ela seja efetiva?

    Sim. As vacinas da COVID-19 disponíveis no momento (Pfizer e Moderna) são aplicadas em duas doses, com um intervalo de 21 (Pfizer) ou de 28 (Moderna) dias. A eficácia da vacina só foi estudada depois de duas doses.

  3. Eu posso pegar COVID-19 da própria vacina?

    Não. Você não pode desenvolver a doença COVID-19 a partir da vacina.

  4. É seguro tomar a vacina da COVID-19?

    Sim, as vacinas para a COVID-19 disponíveis (Pfizer e Moderna) foram rigorosamente testadas em estudos clínicos. A Food and Drug Administration (FDA) e um grupo de especialistas em vacinas de todo o país revisaram cuidadosamente as informações. A FDA considerou seguro disponibilizar as vacinas da Moderna para pessoas com 18 anos ou mais. A vacina da Pfizer pode ser usada em pessoas com 16 anos ou mais.  

  5. Esta vacina foi desenvolvida tão rápido; como sabemos que ela é segura?

    A análise da vacina conduzida pela FDA foi extensa e rigorosa, e nenhuma etapa foi pulada no processo de análise da segurança das vacinas. A FDA considerou que a vacina atendeu aos padrões de segurança e eficácia com base nos dados atualmente disponíveis de mais de 43.000 voluntários diversos, e foi decidido que o benefício da vacina supera qualquer efeito colateral.

  6. Eu ouvi dizer que há efeitos colaterais depois que as pessoas recebem a vacina. O que sabemos sobre isso?

    Os efeitos colaterais relatados mais comumente são dor no local da injeção e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo fadiga, dores no corpo, calafrios ou febre depois da vacina. Esses efeitos foram mais comuns depois da segunda dose da vacina, e apresentaram maior predominância em pessoas mais jovens. Os sintomas passam depois dos primeiros dias após a vacinação. Os efeitos colaterais nos dizem que o corpo está criando uma proteção contra o vírus.

  7. E quanto às reações alérgicas ligadas à vacina?

    Até hoje, todas as pessoas que tiveram reações alérgicas à vacina se recuperaram rapidamente.  Esse risco de reação alérgica é muito pequeno, e é similar ao risco associado a todos os medicamentos e vacinas.

  8. É preciso fazer um teste de COVID-19 antes de receber a vacina?

    Já que é seguro receber a vacina mesmo que você esteja com COVID-19 ou tenha tido recentemente, não é necessário fazer um teste. Porém, se você souber que está com COVID-19, pedimos que você adie sua vacinação até ser liberado(a) do isolamento, para evitar contagiar outras pessoas.

  9. Se eu testar positivo para a COVID-19 entre a primeira e a segunda dose, eu ainda devo receber a segunda dose?

    Sim, nós só pedimos que você adie sua vacinação até ser liberado(a) do isolamento, para evitar contagiar outras pessoas. Por favor, agende a segunda dose o mais cedo possível depois da liberação do isolamento.

  10. Eu posso receber a vacina da COVID-19 se estiver grávida?

    Sim. Mulheres grávidas apresentam um maior risco de contraírem COVID-19 severa. Por isso, a Society for Maternal-Fetal Medicine e o American College of Obstetricians and Gynecologists recomendam fortemente que mulheres grávidas tenham acesso às vacinas da COVID-19, e que cada pessoa tenha uma discussão com seus profissionais de saúde sobre suas escolhas pessoais. Para mais informações sobre as vacinas da COVID-19 e a gravidez, acesse este link.

  11. Eu posso receber a vacina da COVID-19 se estiver amamentando?

    Sim. A Society for Maternal-Fetal Medicine relata que não há motivo para acreditar que a vacina possa afetar a segurança do leite materno. Para mais, informações, acesse este link.

  12. As vacinas da Pfizer e Moderna trazem as mesmas declarações de precaução/alergia?

    Sim. Nenhuma das vacinas é recomendada para pessoas com histórico de reação alérgica severa (por exemplo, anafilaxia) a qualquer dos componentes da vacina, pessoas com histórico de reação alérgica imediata a qualquer vacina de mRNA e histórico de reação alérgica imediata a polissorbato. Se você já teve uma reação alérgica imediata a polietilenoglicol (PEG, um componente da vacina) ou polissorbato (químico relacionado ao PEG), o CDC recomenda uma avaliação por alergista/imunologista para determinar se pode receber a vacina com segurança.

    O CDC considera motivo de precaução um histórico de reação alérgica imediata a outra vacina ou terapia injetável, ou histórico de anafilaxia por qualquer causa. Pessoas com reações como essas devem ser observadas por 30 minutos (em vez de 15) após cada dose da vacina. 

    Reações alérgicas (incluindo as severas) não relacionadas a vacinas ou terapias injetáveis (por exemplo, alergias a alimentos, ambientes, animais de estimação, veneno ou látex; medicamentos por via oral [incluindo os equivalentes orais dos medicamentos injetáveis]) não são uma contraindicação ou motivo de precaução para as vacinas de mRNA contra a COVID-19. Para mais informações, acesse a página de Vacinas e Imunizações do CDC. 

  13. Eu posso tomar a vacina se já estiver tomando outro medicamento oral (ansiolíticos / antidepressivos / medicamentos comuns ou antibióticos)?

    No momento, não há reações ou interações conhecidas entre medicamentos orais e as vacinas.

  14. Depois de tomar a vacina, eu precisarei continuar usando máscaras, praticando o distanciamento social, etc.?

    Sim. Apesar de sabermos que a vacina impedirá que você contraia a COVID-19, ainda não sabemos a que grau ela impede que você espalhe o vírus que causa a COVID-19. Por esse motivo, mesmo depois de se vacinar, você deve continuar a praticar o distanciamento social, a usar máscaras em público e a seguir as Orientações do CDC para reduzir o risco de transmissão.

  15. Se eu ainda preciso fazer todas essas coisas depois de receber a vacina, por que se vacinar?

    Dar um fim a uma pandemia exige usar todas as ferramentas que temos disponíveis. Em conjunto, a vacina e essas recomendações nos dão a melhor chance de protegermos os outros e a nós mesmos da COVID-19, ajudando a desacelerar seu espalhamento em nossas comunidades.     

  16. Sei que os profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina. Quando ela será disponibilizada às pessoas da comunidade?

    O Departamento de Saúde de Massachusetts está desenvolvendo um plano para vacinar todos no estado que queiram ser vacinados. Isso levará vários meses. Tem-se priorizado alguns grupos, incluindo os profissionais da saúde, socorristas, pessoas com mais de 75 anos etc. Para ver o cronograma estadual mais recente, clique aqui.

  17. A vacina é realmente útil? Eu ouvi dizer que você pode desenvolver imunidade pegando a COVID-19, então por que eu preciso obter imunidade a partir de uma vacina?

    Apesar de alguns pacientes com COVID-19 terem uma doença leve, outros podem ficar seriamente debilitados. Aqueles que desenvolvem uma doença leve podem passá-la, sem saber, para alguém que desenvolverá um caso mais severo. Até hoje, a COVID-19 já foi responsável por mais de 360.000 mortes nos Estados Unidos. Apesar de as pessoas ficarem imunes após terem COVID-19, não sabemos por quanto tempo uma pessoa fica imune. Por isso, a vacina é a escolha mais segura para desenvolver imunidade.

  18. Eu vi informações no Facebook / Twitter / Instagram que me deixaram nervoso(a) quanto à vacina. Onde posso encontrar as informações mais precisas?

    As redes sociais podem espalhas informações de forma fácil e rápida, incluindo informações falsas. É sempre importante checar a fonte da informação. O CDC fornece recursos confiáveis e excelentes sobre dúvidas ligadas às vacinas atuais para a COVID-19 aqui; mais informações da FDA em vários idiomas podem ser encontradas aqui, e também são muito úteis. Seu médico também pode conversar com você sobre a vacina.

  19. Nós poderemos viajar internacionalmente depois de receber a vacina?

    Não há diferença nas orientações ou restrições de viagens com base na situação de vacinação. Confira as orientações de viagem mais recentes do seu estado.

  20. Quando saberemos se as vacinas protegem as pessoas de espalharem o vírus?

Até agora, os estudos mostram que as vacinas evitam a doença COVID-19. Os dados de testes da Moderna mostram uma indicação de redução na infecção assintomática, mas ainda são necessários mais dados. Por esse motivo, mesmo depois da vacinação, todos devem continuar a usar máscaras, praticar o distanciamento social e seguir as orientações do CDC até que tenhamos mais informações.

 

                                                             Covid Vaccine Banner

 

 

 
Infectious Prevention Team

Learn more

To learn more about our united commitment, purpose and how to join
contact us today.

Connect with us

Follow us on LinkedIn and Twitter to
stay up to date on the latest Wellforce 
news and advancements.